Como cantar bem e afinado

Se você ama cantar mais acha que não tem uma voz bonita e afinada, continue lendo o texto e descubra como cantar bem e afinado.
Muitas pessoas tem talento para cantar, mais o que falta é oportunidade para se especializarem e aprender como cantar bem e afinado, e assim elevar sua voz para outro patamar de qualidade vocal, se profissionalizar e até conquistar seu espaço no cenário da música como fizeram vários artistas conhecidos que hoje estão em pleno auge de suas carreiras, vivendo um sonho como você almeja a viver daqui a algum tempo.
O que falta em nosso país é um real incentivo à arte musical, e um trabalho mais amplo de profissionais da música para levar conhecimento a mais pessoas. O que me deixa triste é o fato de muitas dessas pessoas que tem talento para cantar dificilmente tem oportunidade de se especializarem, falta uma forma simples, prática e barata para que elas tenham acesso ao conhecimento que os grandes artistas possuem, por esse motivo muitas dessas pessoas que tem um talento musical acham que não precisam de ajuda, e que podem se desenvolver sozinhas.
Devido a esse fato poderíamos ter muito mais cantores de destaque na música, mais por não acreditarem que precisam de uma ajuda qualificada, não conseguem se desenvolver e alcançar seus objetivos.
Você passa muitos anos da sua vida tentando se aprimorar como cantor, como todos sabem no Brasil temos pouco ou quase nenhum apoio e orientação, e quando encontramos um bom profissional para nos ajudar na maioria das vezes é muito caro e difícil ajustar nossa rotina com as aulas presenciais deste professor.
Eu acredito que você deve concordar com o meu ponto de vista, e que você é um desses talentos que ainda está buscando por algo que realmente leve a realização que deseja e merece nesta área, o meu objetivo aqui é ajudar você a ultrapassar essas barreiras que te impedem de alcançar os seus sonhos na música.
Uma coisa primordial que precisamos ter em nossa vida é muito foco naquilo que desejamos realizar, e durante todo tempo irão aparecer pessoas dizendo para você desistir, que aquilo você deseja não é o mais importante na sua vida. Nunca desista dos seus sonhos, pois se você desistir vai ser somente mais uma pessoa frustrada na vida, e que anos depois irá se questionar, ¨ Deveria ter feito, talvez fosse diferente hoje".
Conheça mais sobre o assunto aqui

Como afinar a voz para cantar – Dicas

Respiração
Existem vários motivos que acontecem para que as pessoas desafinem no momento em que vão cantar, e um desses motivos é a respiração adequada, ou seja, se você não tem o mecanismo de respiração bem trabalhado, provavelmente não terá o apoio necessário para ter ar suficiente para chegar naquela nota, e isso é essencial para que as notas saiam afinadas. Ter uma boa técnica de respiração e apoio, fazer exercícios vocais variados e conhecer um pouco mais das possibilidades da sua voz ajuda bastante a alcançar uma boa afinação.


Audição
O treinamento auditivo é muito importante para que quer cantar mais afinado, e esse treinamento pode ser feito a partir de exercícios,e também a partir das músicas que você quer aprender a cantar, um dos fatores que pode influenciar na afinação da voz é não ter a pratica de ouvir coisas boas, muitas vezes queremos cantar bem e afinado, mas não temos o hábito de treinar o ouvido, não adianta você ter um bom material e um bom professor de música.O ouvido, a voz, a respiração tem que ter uma sintonia, assim como toda a parte fisiológica responsável pela emissão da voz, então quando você quiser aprender a cantar uma música, é legal que você escute ela várias vezes e com muita atenção.


Timidez e Tensão
Cantar com o corpo tenso também pode ser muito prejudicial, já que a produção da voz está diretamente relacionada aos músculos que participam desse processo, e com a tensão esses músculos acabam não tendo condição de realizar as suas funções da melhor forma, e isso é um fator que pode prejudicar a afinação, então antes de começar a cantar relaxe o corpo, faça um alongamento no pescoço, nos braços, ombros, tente relaxar o máximo possível. Outro fator que pode prejudicar a afinação é a timidez, pessoas muito tímidas costumam ficar tensas na hora de cantar, e além de não soltar a voz para não serem percebidas não articulam bem os sons e acabam cantando com a boca mais fechada, o que prejudica a qualidade da voz e afinação, então o ideal é soltar a voz, articular bem os sons e relaxar na hora de cantar.



A letra da música

A preocupação com a letra da música também pode prejudicar a afinação, porque às vezes você fica tão preocupado em ler a letra que deixa de prestar atenção na melodia da música e na forma como está cantando. Decore a letra antes para que na hora de cantar ter uma preocupação a menos e conseguir se concentrar mais na sua forma de cantar.



Treinamento da música

Cante as músicas junto com a gravação original várias vezes, quanto mais você cantar a música junto com o cantor, mais familiarizado com a melodia vai ficar, e maiores serão as chances de memorizar a melodia certinha e cantar ela sem desafinar.
Treine separado os trechos mais complicados da música
Faça gravações sua cantando a música, assim você consegue se ouvir melhor e perceber se está cantando a música certinho e afinado, e pode se corrigir se for necessário.








x